quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O que é um blogue e as possíveis utilizações educativas do blogue


    De acordo com  António Mendes, Isabel Pereira e Rogério Costa, referidos por Maria João Gomes (2005), um blogue é uma página na Internet feita com o intuito de ser  atualizada com grande frequência, através da colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos, normalmente de pequenas dimensões e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar. Estas mensagens podem incluir links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor.  Clara Pereira Coutinho & João Batista Bottentuit (2007) afirmam ainda que o Blog é provavelmente a ferramenta  mais conhecida e utilizada em contexto educativo

    De acordo com Maria João Gomes (2005), um blogue pode integrar portfólios digitais do trabalho escolar realizado. Clara Pereira Coutinho e João Batista Bottentuit (2007) afirmam que alguns investigadores defendem que a construção de blogues encoraja o desenvolvimento do pensamento crítico e que se inspira nas teorias de Vigotsky, ao oferecer aos estudantes a oportunidade de confrontarem as suas ideias/reflexões num plano social, participando na construção social do conhecimento. Os autores anteriormente referidos afirmam que o blogue serve para trocar ideias, recriar ou fazer glossários, dicionários, livros de texto, manuais, repositórios de aula, ver todo o historial de modificações, permitindo ao professor avaliar a evolução registada, gerar estruturas de conhecimento partilhado/colaborativo. O trabalho colaborativo, inerente ao uso do blogue valorizou-se pela oportunidade dos alunos aprenderem com os colegas e por consultarem material por eles produzidos. Teve também valor por, online,  se poder ver o produto final que se constituiu como um repositório de dados que poderá ser consultado e utilizado por quem tiver interesse nas temáticas versadas.              

Bibliografia       

       Coutinho, C. P., & Bottentuit , J. B. (s.d.). Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0. Obtido em 21 de setembro de 2016, de http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf

Gomes, M. J. (s.d.). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica . Obtido em 2016, de http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf
                                                              

1 comentário:

  1. Do meu ponto de vista, este texto está bem construído, contudo, no segundo parágrafo, quando escreveram "Dizem que [...]" julgo que ficaria mais completo escreverem: "Os autores anteriormente referidos defendem/ afirmam que [...]", pois deste modo ficaria mais explícito quem defende esse facto. Julgo ainda que poderiam ter sido mais cuidadosas na estrutura do texto, pois o tipo de letra varia.
    No entanto, considero que no geral o vosso "post" foi bem conseguido, com o conteúdo da mensagem adequado. Relativamente às referências bibliográficas devem revê-las, pois referiram-nas como sendo um documento de website, no entanto pertencem a atas de encontro (de 2005 e de 2007).

    ResponderEliminar