sábado, 17 de dezembro de 2016

Atividade 3

A emissão televisiva que decidimos escolher, para realizar a atividade proposta, foi o programa de televisão “Histórias do Lucas”, inserido na edição da manhã do espaço de programação infantil ZIG ZAG, da RTP2, exibido de 2ª a 6ª, das 7h00 às 11h00, com episódios de 5 minutos. Esta série, um projeto/iniciativa da produtora GO-TO e da Fundação Lapa do Lobo, em parceria com o IAC- Instituto de Apoio à Criança, é dirigida a um público entre os 3 e os 8 anos. Lucas e os seus amigos Cometa, Violeta e Vasco dão a conhecer os direitos das crianças, com um tom lúdico e pedagógico, pretendendo contribuir, sempre num tom divertido, para a descoberta de outros temas de interesse social, cultural e educacional (Lusa, 2015). Aborda temas como a cidadania, as questões sociais e culturais, entre outros (sempre ligados ao universo das crianças), tendo como inspiração a Declaração Universal dos Direitos das Crianças. O recurso à técnica da animação tem por objetivo, criar uma relação de identificação, familiaridade e afetividade, entre as crianças e os personagens, permitindo mais facilmente cativar a sua atenção para o conteúdo da mensagem (Pumpkin, 2015).
Estes episódios, por se apresentarem em formato digital e por terem a duração de apenas 5 minutos, conseguem captar a atenção das crianças com facilidade e, por isso, estas consegues adquirir conhecimentos mais facilmente. Tanto no genérico inicial como na música final, que resume a história de cada episódio, estão inseridas as letras das músicas para que as crianças tenham uma melhor perceção do conteúdo, o que lhes permitirá interagir, cantando em coro com o Lucas e tomar conhecimento de várias palavras, bem como a sua correta escrita. Todo o vocabulário utilizado pelas personagens é claro, bem articulado, correto e rico em conteúdo.
Apesar do público-alvo da série serem crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 8 anos, para a atividade que mais à frente iremos apresentar, feita a partir de “Histórias do Lucas”, poderá adequar-se e adaptar-se ao jardim-de-infância consoante o tema e a atividade escolhida, contudo é mais apropriada a qualquer um dos anos do 1ºCiclo do Ensino Básico, por os alunos já terem um léxico mais alargado, já saberem escrever muitas palavras, por terem mais experiências vivenciadas e mais capacidade de mobilizar informação autonomamente.
Como já foi referido anteriormente, este programa tem várias séries e cada série trata um tema diferente, por isso, para a realização de uma atividade, há que selecionar uma delas, de acordo com o tema que queremos desenvolver e trabalhar, sendo que qualquer uma delas tem potencial para o efeito. Após visionarmos alguns episódios, decidimos selecionar o episódio d’O Pelicano Beltrano” e, a partir daqui, formular duas atividades (uma oral e uma escrita) que trabalhem a Língua Portuguesa. No genérico de todos os episódios podemos ouvir uma música em português, legendada em português, cantada pela personagem principal, que nos apresenta um acróstico feito a partir do nome da mesma: Lucas. Neste acróstico temos as características psicológicas do Lucas e na restante música, outras tantas que descrevem como ele é e o que gosta de fazer. Não indo para além do genérico, podemos realizar o mesmo exercício com os alunos, desenvolvendo a sua criatividade, o conhecimento de si mesmo, o léxico e a escrita, propondo-lhes que façam o mesmo que o Lucas: a partir das letras que constituem o seu primeiro nome, escreverem uma palavra que os caracterize (podemos optar se fisicamente, psicologicamente, ou ambas) e um texto breve que continue a revelar mais sobre a sua personalidade. De modo a tornar a atividade mais dinâmica, podem inventar um ritmo e apresentarem-se com uma música, a que fizeram a partir do seu nome e das suas características pessoais, como fez o Lucas, à restante turma. Indo para além do genérico e chegando ao fim do visionamento do episódio, que fala dos animais em geral e nos conta a história de um em particular, o Pelicano Beltrano, podemos propor aos alunos que, após pesquisa, apresentem um animal à turma. Para isto, a atividade proposta seria, apresentar o episódio à turma e, em conjunto, escolher que grupo de animais querem trabalhar (selvagens, mamíferos, répteis…). Depois da escolha, atribuir, à sorte (para não haverem injustiças) a cada aluno um animal desse grupo para ser trabalhado por ele. Após várias pesquisas e (porque não) uma visita de estudo, os alunos teriam de redigir um texto onde apresentavam o animal, dizendo todas as suas características e hábitos. Depois de redigido o texto, teriam de apresentar, à vez, o seu animal à restante turma, fazendo uma representação (à semelhança do que o Lucas fez no episódio) do animal ou simplesmente fazer uma apresentação oral do mesmo. Para tornar a atividade mais dinâmica e como forma de não esquecer o direito apresentado no final do episódio que diz que “todas as crianças têm o direito a brincar”, a propósito de uns cromos que a personagem principal e o amigo encontraram no chão e que não eram deles, cada criança poderá ter uma caderneta, onde cada página tem um animal e a informação escrita pelos alunos, onde colam os cromos que cada aluno dará à turma no final da apresentação. Resumindo, cada aluno apresenta um animal à turma e, no final, dá a cada colega seu, um cromo com a fotografia do animal em questão. No final, todos terão uma caderneta com todos os animais estudados, onde cada página tem um cromo e a informação do animal. Os alunos podem consultar quando quiserem, pois ficará em sua pose.
O episódio, por nós selecionado, pode ser consultado em: http://www.rtp.pt/play/zigzag/p1965/e238056/historlucas/501363.

Bibliografia e referências bibliográficas:
Histórias do Lucas. (2015). Obtido em 2016, de RTP: http://www.rtp.pt/programa/tv/p31667
Histórias do Lucas. (01 de junho de 2016). Obtido em dezembro de 2016, de Zig Zag Play: http://www.rtp.pt/play/zigzag/p1965/e238056/historlucas/501363
Lusa, A. (22 de março de 2015). ESTREIA TV: Histórias do Lucas (RTP2 - 2ª a 6ª, 7h00). Obtido em dezembro de 2016, de Sapo Blogues: http://alma-lusa.blogs.sapo.pt/estreia-tv-historias-do-lucas-rtp2-2a-1387751
Pumpkin. (2015). Série de Animação "Histórias do Lucas" estreia na RTP2. Obtido em 2016, de Pumpkin. A Vida em Família: http://pumpkin.pt/casa/tv-musica-e-jogos/serie-de-animacao-historias-do-lucas-estreia-na-rtp2

Sem comentários:

Enviar um comentário