quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Reflexão Individual -Rita Inês Pinho

        A Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, lecionada no primeiro semestre, do terceiro ano, da Licenciatura em Educação Básica, inicialmente não me trouxe grandes expectativas, pois tenho por hábito recusar as TIC, talvez por não as dominar. Porém, depois de ler o programa da U.C., percebi que poderia vir a ter uma outra opinião em relação às TIC e às suas possíveis utilizações em contextos escolares. O que veio, de facto, a acontecer.
            A nível pessoal e, consequentemente, profissional, esta U.C. deu-me novas ferramentas de trabalho que poderei utilizar futuramente e permitiu-me explorar vários programas desconhecidos para mim até então. Ao perceber a sua utilização a nível pedagógico, relacionando estes programas e atividades muitas vezes com a Língua Portuguesa, percebi também que as TIC têm muito potencial e servem muito bem o fim educativo. Presentemente, consigo perceber a importância e a pertinência que estas têm no processo de ensino-aprendizagem e consigo ver nelas ferramentas de trabalho úteis e motivadoras para as crianças/alunos.
Alguns programas como o issuu e o Photostory não eram desconhecidos, pois já me haviam sido apresentados numa outra U.C de LEB, lecionada no ano anterior. Contudo, consegui explorar novos programas como o Tux Paint, Capzles, Stripgenerator, criar e dinamizar um blogue, formar uma opinião fundamentada acerca de vários assuntos relacionados com a U.C., despertar a capacidade de análise das respostas dadas a um formulário, entre outras coisas. Ao saber dominá-los sinto-me mais apta para os utilizar nas minhas práticas profissionais, ou seja, adquiri competências de literacia digital que me permitem fazer um trabalho autónomo aquando da sua utilização. O trabalho que mais gostei de realizar foi o vídeo feito no Photostory sobre o natal.
As reflexões que tivemos de fazer acerca de cada programa que utilizámos, na minha perspetiva, facilitaram-nos a exploração e a perceção dos mesmos, pois para as fazer corretamente tivemos de os explorar verdadeiramente para poder formar uma opinião. As aulas teóricas, na minha opinião, deveriam ter sido menos expositivas e mais práticas, para que o interesse pelas mesmas fosse maior.

O balanço que faço da U.C. é positivo, pois permitiu-me percorrer um percurso que foi desde o excluir o uso das TIC até ao perceber a utilidade que estas podem ter em contexto escolar, tanto no Pré-escolar como no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. 

Sem comentários:

Enviar um comentário