domingo, 15 de janeiro de 2017

Reflexão individual- Adriana Pereira

               O uso da internet e das novas tecnologias, por vezes, são um tema da qual me sinto pouco à vontade, talvez por me ter sido pouco incutido a utilização das mesmas em prol de uma forma de aquisição de conhecimentos mais rica. A partir de todo este pensamento desabrocharam todas as minhas expectativas relativamente a esta unidade curricular. Pensei que me seriam somente apresentadas novas ferramentas tecnológicas e novos programas, e de facto foram apresentadas várias opções que podem tornar os meus trabalhos académicos mais interessantes e acima de tudo foram-me expostas diversas opções que posso utilizar futuramente, ao longo da minha carreira profissional, ligando a aprendizagem a uma exposição de conhecimentos de uma forma diferente e apelativa para os meus futuros aprendizes.
            Para além de todos estes objetivos cumpridos, a unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologia da Informação e Comunicação, permitiu levar-me a uma reflexão sobre os meus hábitos enquanto cibernauta. Desta forma, fui capaz de mudar algumas ações que colocavam a minha segurança na internet em causa e que me deixavam vulnerável no mundo virtual. Sinto que também posso ser um ponto de partida para uma mudança de hábitos nos outros e principalmente ser responsável pelo alerta a crianças e adolescentes, que cada vez mais ignoram as chamadas de atenção, pondo a sua segurança em risco.
            Através das propostas de trabalhos de ambos os professores foi possível adquirir ferramentas que podem ser colocadas em prática num futuro próximo. Até então este género de trabalhos eram concebidos apenas de uma forma pouco prática e mais teórica, passando, nesta U.C., a idealizar todos os passos e a pensar nos objetivos que pretendemos com a realização de determinada tarefa, assim como o público-alvo desta tarefa. Esta foi sem dúvida das aprendizagens mais significas pois considero bastante pertinente adquirir um conjunto de conhecimentos, que me permitam desenvolver de uma forma mais hábil as minhas competências, enquanto futura interveniente da comunidade escolar.
            De uma forma geral, considero pertinente  a existência desta U.C. durante a licenciatura, pois nem todos os estudantes tiveram oportunidade de presenciar nas suas vidas académicas os avanços da internet e das novas tecnologias, por opção dos docentes ou pelo défice de interesse por este assunto. Achei importante todas as tarefas realizadas durante o semestre e, por isso, não consigo mencionar qualquer aspeto negativo em relação ao funcionamento da Unidade Curricular.

            Proponho, aos professores, a interação entre as futuras alunas do 3º ano de LEB e um grupo de crianças durante um período de algumas horas com o intuito de desenvolver e realizar algumas atividades com as mesmas. As atividades colocadas em prática podem ser realizadas durante as aulas e que tenha como principal foco desenvolver competências de Língua Portuguesa e das TIC. Em suma, considero que esta Unidade Curricular desenvolveu competências  que pretendo colocar em prática na minha vida laboral, acima de tudo pretendo alterar a educação em torno das TIC e envolver as aprendizagens adquiridas na formação dos meus futuros alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário