A emissão televisiva que decidimos
escolher, para realizar a atividade proposta, foi o programa de televisão “Histórias
do Lucas”, inserido na edição da manhã do espaço de programação infantil ZIG
ZAG, da RTP2, exibido de 2ª a 6ª, das 7h00 às 11h00, com episódios de 5 minutos.
Esta série, um projeto/iniciativa da produtora GO-TO e da Fundação Lapa do
Lobo, em parceria com o IAC- Instituto de Apoio à Criança, é dirigida a um público
entre os 3 e os 8 anos. Lucas e os seus amigos Cometa, Violeta e Vasco dão a
conhecer os direitos das crianças, com um tom lúdico e pedagógico, pretendendo
contribuir, sempre num tom divertido, para a descoberta de outros temas de
interesse social, cultural e educacional (Lusa,
2015). Aborda temas como a cidadania, as questões sociais e culturais,
entre outros (sempre ligados ao universo das crianças), tendo como inspiração a
Declaração Universal dos Direitos das Crianças. O recurso à técnica da animação
tem por objetivo, criar uma relação de identificação, familiaridade e
afetividade, entre as crianças e os personagens, permitindo mais facilmente
cativar a sua atenção para o conteúdo da mensagem (Pumpkin, 2015).
Estes episódios, por se apresentarem em
formato digital e por terem a duração de apenas 5 minutos, conseguem captar a
atenção das crianças com facilidade e, por isso, estas consegues adquirir
conhecimentos mais facilmente. Tanto no genérico
inicial como na música final, que resume a história de cada episódio, estão
inseridas as letras das músicas para que as crianças tenham uma melhor perceção
do conteúdo, o que lhes permitirá interagir, cantando em coro com o Lucas e tomar
conhecimento de várias palavras, bem como a sua correta escrita. Todo o
vocabulário utilizado pelas personagens é claro, bem articulado, correto e rico
em conteúdo.
Apesar do público-alvo da
série serem crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 8 anos, para a
atividade que mais à frente iremos apresentar, feita a partir de “Histórias do
Lucas”, poderá adequar-se e adaptar-se ao jardim-de-infância
consoante o tema e a atividade escolhida, contudo é mais apropriada a qualquer
um dos anos do 1ºCiclo do Ensino Básico, por os alunos já terem um léxico mais
alargado, já saberem escrever muitas palavras, por terem mais experiências
vivenciadas e mais capacidade de mobilizar informação autonomamente.
Como
já foi referido anteriormente, este programa tem várias séries e cada série
trata um tema diferente, por isso, para a realização de uma atividade, há que
selecionar uma delas, de acordo com o tema que queremos desenvolver e
trabalhar, sendo que qualquer uma delas tem potencial para o efeito. Após
visionarmos alguns episódios, decidimos selecionar o episódio d’O Pelicano
Beltrano” e, a partir daqui, formular duas atividades (uma oral e uma escrita)
que trabalhem a Língua Portuguesa. No genérico de todos os episódios podemos
ouvir uma música em português, legendada em português, cantada pela personagem
principal, que nos apresenta um acróstico feito a partir do nome da mesma:
Lucas. Neste acróstico temos as características psicológicas do Lucas e na
restante música, outras tantas que descrevem como ele é e o que gosta de fazer.
Não indo para além do genérico, podemos realizar o mesmo exercício com os
alunos, desenvolvendo a sua criatividade, o conhecimento de si mesmo, o léxico
e a escrita, propondo-lhes que façam o mesmo que o Lucas: a partir das letras
que constituem o seu primeiro nome, escreverem uma palavra que os caracterize
(podemos optar se fisicamente, psicologicamente, ou ambas) e um texto breve que
continue a revelar mais sobre a sua personalidade. De modo a tornar a atividade
mais dinâmica, podem inventar um ritmo e apresentarem-se com uma música, a que
fizeram a partir do seu nome e das suas características pessoais, como fez o
Lucas, à restante turma. Indo para além do genérico e chegando ao fim do visionamento
do episódio, que fala dos animais em geral e nos conta a história de um em
particular, o Pelicano Beltrano, podemos propor aos alunos que, após pesquisa,
apresentem um animal à turma. Para isto, a atividade proposta seria, apresentar
o episódio à turma e, em conjunto, escolher que grupo de animais querem
trabalhar (selvagens, mamíferos, répteis…). Depois da escolha, atribuir, à
sorte (para não haverem injustiças) a cada aluno um animal desse grupo para ser
trabalhado por ele. Após várias pesquisas e (porque não) uma visita de estudo,
os alunos teriam de redigir um texto onde apresentavam o animal, dizendo todas
as suas características e hábitos. Depois de redigido o texto, teriam de
apresentar, à vez, o seu animal à restante turma, fazendo uma representação (à
semelhança do que o Lucas fez no episódio) do animal ou simplesmente fazer uma
apresentação oral do mesmo. Para tornar a atividade mais dinâmica e como forma
de não esquecer o direito apresentado no final do episódio que diz que “todas
as crianças têm o direito a brincar”, a propósito de uns cromos que a
personagem principal e o amigo encontraram no chão e que não eram deles, cada
criança poderá ter uma caderneta, onde cada página tem um animal e a informação
escrita pelos alunos, onde colam os cromos que cada aluno dará à turma no final
da apresentação. Resumindo, cada aluno apresenta um animal à turma e, no final,
dá a cada colega seu, um cromo com a fotografia do animal em questão. No final,
todos terão uma caderneta com todos os animais estudados, onde cada página tem
um cromo e a informação do animal. Os alunos podem consultar quando quiserem,
pois ficará em sua pose.
O
episódio, por nós selecionado, pode ser consultado em: http://www.rtp.pt/play/zigzag/p1965/e238056/historlucas/501363.
Bibliografia
e referências bibliográficas:
Histórias do
Lucas. (2015). Obtido em 2016, de RTP: http://www.rtp.pt/programa/tv/p31667
Histórias do
Lucas. (01 de junho de 2016). Obtido em dezembro de 2016, de Zig Zag Play:
http://www.rtp.pt/play/zigzag/p1965/e238056/historlucas/501363
Lusa, A. (22 de
março de 2015). ESTREIA TV: Histórias do Lucas (RTP2 - 2ª a 6ª, 7h00).
Obtido em dezembro de 2016, de Sapo Blogues:
http://alma-lusa.blogs.sapo.pt/estreia-tv-historias-do-lucas-rtp2-2a-1387751
Pumpkin. (2015).
Série de Animação "Histórias do Lucas" estreia na RTP2. Obtido
em 2016, de Pumpkin. A Vida em Família:
http://pumpkin.pt/casa/tv-musica-e-jogos/serie-de-animacao-historias-do-lucas-estreia-na-rtp2
Sem comentários:
Enviar um comentário